sábado, 18 de setembro de 2010

O que é tecnologia na verdade?

Encontrei um texto da Marga Schimidt que é pesquisadora sobre cibercultura, psicanalista, e tem mestrado em comunicação na ESPM ela nos diz que a forma que concebemos o termo é errôneo e tudo que criamos é tecnologia e também encontrei um video no site TED de Kevin Kelly editor da revista WIRED que se aprofundou ainda mais na sua pesquisa sobre tecnologia e demonstra que não só o que criamos é tecnologia e sim tudo o que foi criado no nosso universo é tecnologia.

Tanto o texto quanto o video são muito instigantes vale a pena conferir.

Tecnologia é coisa nova?

Por Marga Schimidt

 
Apesar de parecer que "a tecnologia" seja um fato moderno, introduzido portanto, muito recentemente na história da humanidade, isso não é bem assim. Essa impressão deve-se àquilo que, no senso comum, se entende por tecnologia, que na maioria das vezes confunde-se com a técnica.

O termo tecnologia origina-se do grego Téchne (técnica)  + Logos (discurso) e significa o discurso sobre a técnica. Na tradição grega, téchne é a arte, a ciência aplicada, a habilidade, o ofício. Na téchne, a inteligência humana se manifesta. Na téchne, observa-se a evolução e o caráter de impermanência da renovação. O humano, por meio de sua inteligência e habilidade, retira da natureza certos elementos, transforma-os por meio de processos por ele inventados e produz os seus artefatos.

Quando falamos de um novo equipamento com capacidade superior e mais evoluído em relação aos seus antecessores ou quando discorremos sobre o salto qualitativo do analógico para o digital, estamos falando de téchne. Em ambos os casos, com o sentido original dado por Platão, para quem a téchne estava irremediavelmente ligada à habilidade e competência profissional. Sob esta perspectiva, ao falarmos em tecnologia digital, por exemplo, estaremos nos referindo aos discursos sobre o digital e não ao digital propriamente dito. E, sobre os discursos, eles podem ter os mais variados tons: político, ideológico, utópico etc.

Seguindo esta lógica platônica, pode-se deduzir que a tecnologia, no sentido ligado à sua etimologia grega, seja um fato histórico recente, pois ela deve ter passado a existir a partir do momento que o homem cria princípios e constrói outras competências, isto é, quando ele passa a pensar sobre si, a codificar e simbolizar suas experiências no mundo e constituir um corpus de saber. Já a técnica, a téchne, como arte do fazer, como ofício de artesão, ela co-existe com o humano há muito mais tempo. É incrível pensar, mas um tacape já foi um produto de alta tecnicidade, assim como o fogo domesticado, a lança, o arco e flecha, a roda, a catapulta e tudo aquilo que o humano tem produzido em sua trajetória sobre a face da Terra nos últimos 800 mil anos.


Kevin Kelly conta a história épica da tecnologia.

Nesta palestra abrangente e provocadora durante a TEDx em Amsterdam, Kevin Kelly tece considerações sobre o significado da tecnologia em nossas vidas -- desde o impacto a nível pessoal até o seu lugar no cosmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário